TESTE DE GRAVIDEZ - HCG - SUB-UNIDADE BETA

Código: 8C62WRBS8
R$ 30,00
Comprar Estoque: Disponível
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

 O teste  hCG qualitativo é rotineiramente utilizado para confirmar a gravidez. O teste hCG quantitativo (também frequentemente chamado de beta-hCG) mede a quantidade real de hCG presente no sangue. Ele pode ser solicitado para auxiliar a diagnosticar uma gravidez ectópica, para ajudar a diagnosticar e monitorar uma gravidez que não está evoluindo bem ou para monitorar uma mulher após um aborto.  Além disso, um teste de hCG quantitativo pode ser solicitado para diagnosticar doença trofoblástica ou tumores de células germinativas dos testículos ou ovários. Pode ser solicitado em intervalos regulares para monitorar a eficácia do tratamento para essas condições e para detectar a recorrência de um tumor.

Um teste de hCG qualitativo na urina ou sangue é solicitado cerca de dez dias após a ausência da menstruação na data esperada e se uma mulher deseja confirmar se está grávida ou não (alguns métodos podem detectar o hCG ainda mais precocemente, uma semana após a concepção). Em algumas pacientes podem ser feitos diversos testes sanguíneos de hCG quantitativos, por vários dias, para descartar uma gravidez ectópica ou para monitorá-las após um aborto. O médico também poderá solicitar um teste de hCG quantitativo quando suspeitar de doença trofoblástica ou da presença de tumores de células germinativas.

Em mulheres não grávidas, os níveis de hCG são normalmente indetectáveis. No início da gravidez, os níveis de hCG no sangue dobram a cada dois ou três dias. As gestações ectópicas geralmente levam mais tempo para dobrar os níveis de hCG. Gestações que não estão evoluindo bem, frequentemente também levam mais tempo para dobrar ou podem mostrar níveis decrescentes de concentrações de hCG. Estas cairão rapidamente após um aborto. Se o hCG não cai para níveis indetectáveis, isto pode indicar a permanência de um tecido produtor de hCG que deverá ser removido.

O hCG também é utilizado para monitorar o tratamento de pacientes com doença trofoblástica e para detectar doença recorrente após o término do tratamento. Durante a terapia, uma queda nos níveis de hCG indica que o câncer está respondendo ao tratamento, enquanto níveis ascendentes indicam que a doença não está respondendo à terapia. Níveis elevados de hCG após o tratamento podem indicar recorrência da doença.

Os testes realizados muito precocemente na gravidez, antes de haver um nível significativo de hCG, podem fornecer resultados falso negativos, enquanto a presença de sangue ou proteína na urina podem levar a resultados falso positivos. Testes de hCG na urina podem fornecer um resultado falso negativo em urina muito diluída. Os pacientes não devem ingerir grande quantidade de líquido antes de colher a amostra de urina para um teste de gravidez.

Algumas drogas, como os diuréticos e a prometazina (anti-histamínico) também podem provocar resultados falso negativos na urina. Outros medicamentos, como anticonvulsivantes, drogas antiparkinsonianas, hipnóticos e tranquilizantes podem provocar resultados falso positivos.

Há relatos de hCG sérico falso positivo devido a vários compostos diferentes (que não são drogas) que podem interferir no teste. Esses incluem alguns tipos de anticorpos que podem estar presentes em alguns indivíduos e fragmentos da molécula de hCG. Geralmente, se os resultados são questionáveis, eles podem ser confirmados através de exames realizados por um método diferente.

Os testes de gravidez realizados em casa são muito semelhantes ao exame de hCG qualitativo na urina feito no laboratório, mas há alguns fatores relacionados que são importantes assinalar.

 

  • Os testes realizados em casa vêm com orientações bem específicas que devem ser seguidas explicitamente. Se você está utilizando um teste feito em casa, siga as orientações com o máximo de cuidado.
  • Os testes realizados em casa  são geralmente feitos muito precocemente após a ausência da menstruação, o que pode prejudicar a obtenção do resultado verdadeiramente positivo; leva-se dez dias após a concepção até que a presença do hCG possa ser detectado em um teste na urina. É por isso que, algumas vezes, o teste realizado em casa é negativo e o exame feito por seu médico é positivo – o teste do médico é, em geral, realizado vários dias depois, quando os níveis de hCG se tornam detectáveis.
  • Todo teste hCG qualitativo na urina deveria ser feito com uma amostra da primeira urina da manhã. A urina se torna mais diluída após a ingestão de líquidos (café, suco, água etc) e as concentrações de hCG nela podem se tornar muito baixas para serem percebidas como positivas.

Geralmente, quando utilizado corretamente, o teste realzado em casa deve produzir o mesmo resultado que o exame de hCG na urina feito pelo laboratório. O teste hCG qualitativo no sangue pode ser mais sensível que o de hCG na urina. Portanto, algumas vezes, um teste no sangue indica gravidez quando o feito na urina é negativo. O teste hCG quantitativo necessita de uma amostra de sangue e deve ser realizado no laboratório.

Produtos relacionados

R$ 30,00
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Há mais 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.

Social
Selos
  • Site Seguro

Cepac Medicina Laboratorial - CNPJ: 22.231.047/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail