A Sífilis é uma infecção pela bactéria treponema pallidum e é uma doença sexualmente transmissível. As principais formas de transmissão são por relação sexual vaginal, anal ou oral. Também pode passar de mãe com sífilis para o bebê durante a gravidez. No início da doença, a pessoa apresenta uma única ferida pequena chamada de cancro duro, geralmente na vagina, no pênis, no ânus ou na boca. Em alguns momentos, a doença pode ficar adormecida, sem nenhuma lesão visível. Existe dois tipos de exames para sífilis: um deles é chamado de “teste treponêmico” porque identifica anticorpos contra a bactéria. O outro é chamado de “teste não treponêmico” porque identifica anticorpos contra substâncias produzidas pela bactéria.
Pessoas com muitos parceiros sexuais ou que não usam métodos de proteção como camisinha estão expostas à bactéria causadora da sífilis. Nesses casos, é indicado realizar o teste não treponêmico (VDRL) para rastreio da doença. Mulheres grávidas, recém-nascidos de mães com sífilis e pessoas com lesões de pele suspeitas também devem fazer o exame VDRL. O teste não treponêmico também é indicado para acompanhamento do tratamento de uma pessoa que já tenha o diagnóstico de sífilis.
Já o teste treponêmico (FTA-Abs) é feito para confirmar o diagnóstico de sífilis em uma pessoa que o VDRL foi positivo. O resultado desse teste pode ser positivo a vida inteira, mesmo após tratamento. Logo, não é um bom exame para ver a evolução da doença.
Para esse exame, não é necessário nenhum preparo especial.
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.
Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Há 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.