ANTICORPOS ANTI-HIV 1 E 2

Código: JYZTJR52G
R$ 38,50
Comprar Estoque: Disponível
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Como o exame é usado?

A pesquisa de anticorpos anti-HIV é usada para triagem e diagnóstico da infecção pelo HIV. A monitoração do sistema imunológico e o tratamento precoce podem melhorar muito a saúde dos pacientes a longo prazo. O diagnóstico da infecção também é útil para orientar uma mudança de hábitos que colocam outras pessoas em risco.

Anticorpos anti-HIV em geral são detectados por método imunoenzimático (como o ELISA). Esses exames são feitos no sangue (colhido em um tubo ou em papel-filtro). O método ELISA é muito sensível, mas é necessário confirmar por outro método, como o Western Blot, porque é possível ocorrer resultados falsos posiivos. Para evitá-los, ainda é necessário repetir em outra amostra. No Brasil, o Ministério da Saúde edita portarias que definem como deve ser o diagnóstico da infecção por HIV, sendo a mais recente a Portaria 151, de 14 de outubro de 2009.

Há diversos exames rápidos disponíveis, que fornecem resultados em cerca de 20 minutos. Entretanto, eles também exigem confirmação antes que possa ser feito um diagnóstico definitivo

O algoritmo de testes para gestantes e crianças com menos de 18 meses é um pouco diferente. Ele leva em conta a maior probabilidade de resultados falsos positivos que podem ocorrer nestas fases da vida e o potencial benefício do tratamento. A principal diferença é a inclusão de um teste molecular, que identifica diretamente o RNA do vírus (ou DNA pró-viral), e não os anticorpos produzidos por ele.

Não existe um kit de exame para ser feito em casa.

Quando o exame é pedido?

Algumas organizações recomendam a triagem para HIV de todas as pessoas com mais de 13 anos de idade.

O exame é de especial importância em grupos de risco ou em pessoas expostas ao HIV, e é recomendado nas seguintes circunstâncias:

  • Pessoas que tiveram três ou mais parceiros sexuais nos últimos 12 meses.

  • Pessoas que receberam transfusões de sangue antes de 1985, ou que tiveram parceiros sexuais que receberam transfusões de sangue e ficaram positivas para HIV.

  • Pessoas que não estão seguras sobre comportamentos de risco de seus parceiros sexuais.

  • Homens que fizeram sexo com outros homens.

  • Usuários de drogas injetáveis, em especial quando compartilham agulhas ou outros equipamentos.

  • Pessoas com doenças transmitidas sexualmente.

  • Profissionais de saúde expostos a contato direto com sangue.

  • Mulheres grávidas. Há tratamento novos que reduzem muito o risco de transmissão do HIV da mãe para o bebê.

  • Mulheres que querem garantir que não estejam infectadas com o HIV antes de engravidar.

O que significa o resultado do exame?

Pessoas saudáveis não têm anticorpos anti-HIV. Entretanto, um exame negativo significa apenas que não há evidência de infecção no momento do exame. É importante que pessoas com risco aumentado façam exames periódicos para excluir uma possível contaminação.

Pessoas com resultados positivos de anticorpos anti-HIV por ELISA e por Western Blot são consideradas infectadas. A infecção não pode ser curada, mas o diagnóstico precoce permite o tratamento também precoce, que pode diminuir a quantidade de vírus no corpo (carga viral) e interromper o progresso da doença.

Há mais alguma coisa que eu devo saber?

A pesquisa de anticorpos não detecta a infecção logo após o contágio, durante a “janela imunológica” entre a exposição e o desenvolvimento de anticorpos. Um exame feito muito cedo pode ser negativo apesar de haver infecção (falso negativo). Nesse caso, podem ser feitos a pesquisa do antígeno p24, positiva de uma a quatro semanas após a exposição, e a pesquisa do RNA viral (carga viral), que detectam o vírus mas não a resposta de anticorpos a ele. A pesquisa de anticorpos também pode ser repetida depois de algum tempo.

Quais são os sintomas da infecção pelo HIV?

O único modo confiável de saber se uma pessoa está infectada pelo HIV é fazer exames. Isso ocorre porque muitas pessoas com HIV não apresentam sintomas ou apresentam sintomas muito semelhantes aos de outras doenças.

R$ 38,50
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Há mais 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.

Social
Selos
  • Site Seguro

Cepac Medicina Laboratorial - CNPJ: 22.231.047/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail