A vitamina B12 é uma vitamina muito importante para a formação das células. As principais fontes dessa vitamina são alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leites e queijos. Uma quantidade baixa de vitamina B12 leva à formação de células vermelhas do sangue com formato errado e pouco eficientes. Quando isso acontece, dizemos que a pessoa tem anemia megaloblástica.
As principais causas de deficiência de vitamina B12 são alterações do estômago que dificultam absorção da vitamina B12 da alimentação, como cirurgia de redução e doenças autoimunes. Além disso, a dieta vegetariana estrita também pode ser causa de vitamina B12 baixa. Logo, pessoas que já realizaram cirurgia no estômago, são vegetarianos ou tem anemia perniciosa devem dosar a vitamina B12. Além disso, pessoas com consumo excessivo de álcool também devem realizar esse exame.
Para esse exame, não é necessário jejum. Informe no momento da coleta os medicamentos de que você faz uso, pois alguns remédios podem interferir no resultado do exame. Não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame.
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.
Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Valores menores que 200 pg/ml são considerados baixos e precisam de acompanhamento médico. Valores entre 200 pg/ml e 900 pg/ml são considerados normais. Valores maiores que 900 ng/ml são altos e podem ocorrer em pacientes que estejam repondo a vitamina em excesso. Resultados falsamente aumentados podem ocorrer em paciente com doença crônica no fígado.
Há 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.