UROCULTURA PARA AERÓBIOS (URINA JATO MÉDIO)

Código: EHCNL4S3H

O que é?

A urocultura é a pesquisa na urina de microrganismos causadores de doenças. As infecções por esses germes podem causar sintomas como dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência urinária, presença de sangue na urina, incontinência urinária, febre e dor lombar. Nesses casos, a urocultura pode ajudar a isolar o microrganismo responsável. Uma vez identificado o causador, um médico pode propor o tratamento mais adequado.

Por que fazer esse exame?

A cultura de urina é indicada na presença de febre ou dor nas costas associadas aos sintomas urinários descritos acima. Nesses casos, a urocultura pode ajudar a isolar um microrganismo que esteja causando infecção. Uma vez identificado o causador, um médico pode propor o tratamento mais adequado. Além disso, a urocultura está indicada na ausência de sintomas nas seguintes situações: gestantes, no pré-operatório de cirurgia de uretra, na bexiga ou nos rins, em pessoas com transplante renal ou que fazem algum tipo de quimioterapia ou radioterapia.

Como me preparar para esse exame?

coleta de urina na própria unidade

Como esse exame é feito?

O exame é feito a partir de uma amostra de urina. Deve ser coletada preferencialmente a primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com intervalo mínimo de duas horas sem urinar. Para que não haja interferência no resultado, recomendamos que você siga corretamente as orientações para coleta.

1- Lavar as mãos

2- Higienizar a região genital com água e sabão. Homens devem afastar o prepúcio (pele que recobre a ponta do pênis), e mulheres devem afastar os grandes lábios vaginais antes de começar a urinar. Caso a mulher esteja menstruada, deve colocar uma gaze ou tampão na vagina, para que o sangue não se misture com a urina.

3 – O primeiro jato da urina deve ser desprezado no vaso sanitário, e então o jato médio deve ser colhido no recipiente adequado.

4 – Vedar bem e entregar a amostra para o representante do laboratório. A urina deve ser encaminhada dentro de 1 hora ao laboratório, ou refrigerada na geladeira por até 12 horas, se necessário.

Quais são os resultados possíveis?

O resultado negativo indica que não foram observados microrganismos causadores de doenças na urina do paciente. O resultado positivo mostra o crescimento de um microrganismo causador de doença. Dependendo da quantidade de bactérias encontrada e da presença de sintomas, o paciente deverá receber tratamento. No caso de resultado positivo, é necessário acompanhamento com um médico.

Produtos relacionados

Sobre a loja

Há 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Cepac Medicina Laboraotiral - CNPJ: 22.231.047/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail