RETICULÓCITOS

Código: 7DXG4QHCD
R$ 16,50
Comprar Estoque: Disponível
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Como o exame é usado?

A contagem de reticulócitos é usada para determinar se a medula óssea está respondendo de modo adequado às necessidades do corpo de produção de hemácias e para esclarecer o mecanismo de diferentes tipos de anemia. Costuma ser pedida junto com a contagem de hemácias, a hemoglobina e o hematócrito, usados para avaliar a gravidade da anemia.

A contagem de hemácias, a hemoglobina e o hematócrito são parte do hemograma. Este inclui uma avaliação das características das hemácias, como tamanho, volume e forma. Com base nesses resultados, a contagem de reticulócitos é usada para esclarecer a causa de uma anemia. Os reticulócitos diferem das hemácias por conterem restos de material genético (RNA) que não existe nas hemácias. Os reticulócitos circulantes perdem esse RNA dentro de um a dois dias, tornando-se hemácias maduras.

Quando o exame é pedido?

A contagem de reticulócitos pode ser pedida quando há diminuição do número de hemácias, da hemoglobina e do hematócrito, e o médico quer avaliar a função da medula óssea. Se o paciente não tem sintomas, esses achados podem ocorrer em um exame de rotina. Esses exames também podem ser pedidos quando o paciente apresenta sintomas como palidez, fadiga, fraqueza, falta de ar ou sangue nas fezes.

Quando o paciente está com deficiência de ferro, de vitamina B12 ou de folato, doença renal, supressão de medula óssea resultante de quimioterapia ou transplante de medula óssea, ou está sendo tratado com eritropoietina, o médico pode pedir a contagem de reticulócitos com um hemograma, em intervalos regulares, para acompanhar a função da medula óssea e a resposta ao tratamento.

Quando há elevação do número de hemácias, do hematócrito e da hemoglobina, a contagem de reticulócitos pode ser usada para determinar a intensidade da produção excessiva de hemácias.

O que significa o resultado do exame?

O médico quer verificar se há uma resposta adequada da medula óssea a um aumento da necessidade de produção de hemácias.

A percentagem de reticulócitos em pessoas saudáveis é relativamente estável. Quando o número de hemácias e o hematócrito estão diminuídos, a percentagem de reticulócitos pode estar alta em relação ao número total de hemácias. Para avaliar com mais precisão a função da medula óssea, a percentagem de reticulócitos pode ser corrigida, obtendo-se uma contagem corrigida ou índice de reticulócitos (RI). Esse cálculo compara o hematócrito do paciente com um valor normal de hematócrito. Algumas vezes é usado um cálculo adicional, chamado índice de produção de reticulócitos (RPI), como correção para o grau de imaturidade dos reticulócitos, levando em conta a velocidade de liberação dos reticulócitos na circulação e o tempo necessário para sua maturação na corrente sanguínea. O RPI e o tempo de maturação variam com o hematócrito.

Reticulócitos (%) = (número de reticulócitos / número de hemácias) × 100

Índice de reticulócitos = reticulócitos (%) × (hematócrito observado / hematócrito normal)

Índice de produção de reticulócitos = (índice de reticulócitos) × (1 / tempo de maturação)

Alguns contadores automatizados de reticulócitos podem relatar uma fração de reticulócitos imaturos (IRF) e um volume médio de reticulócitos (MRV). Esses são parâmetros de pesquisa no momento.

A contagem de reticulócitos reflete a atividade recente da medula óssea. Se esta responde de modo adequado às necessidades de aumento de produção de hemácias, permitirá a liberação de hemácias menos maduras na circulação, o que aumenta o número de reticulócitos no sangue.

Um aumento da percentagem de reticulócitos pode indicar:

  • Sangramento. Se houver hemorragia o número de reticulócitos aumenta alguns dias depois para compensar a perda de hemácias. Se houver perda de sangue crônica, o número de reticulócitos pode permanecer elevado enquanto a medula óssea supre a necessidade de novas hemácias.

  • Anemia hemolítica

  • Doença hemolítica do recém-nascido

Caso a medula óssea seja incapaz de suprir as necessidades, o número de reticulócitos pode permanecer normal ou apenas um pouco aumentado, e até diminuir devido à falta de produção adequada. Se o número de reticulócitos não se elevar com uma anemia, é provável que exista algum grau de disfunção da medula óssea ou deficiência de eritropoietina.

Diminuição da percentagem de reticulócitos pode ser vista, por exemplo, com:

  • Anemia por deficiência de ferro

  • Anemia perniciosa ou deficiência de ácido fólico

  • Anemia aplástica

  • Radioterapia

  • Inibição da medula óssea por infecção ou por câncer

A contagem de reticulócitos indica o que está ocorrendo, mas não diagnostica uma doença específica. É um sinal de que é necessário investigar mais. É usada para monitorar a eficácia do tratamento.

Elevação da contagem de reticulócitos após quimioterapia, transplante de medula óssea ou tratamento de deficiências de ferro, vitamina B12 ou folato indica recuperação da medula óssea.

A contagem de hemácias, a hemoglobina, o hematócrito e os reticulócitos estão aumentados em doenças que causam produção excessiva de hemácias.

Há mais alguma coisa que eu devo saber?

Pessoas que se deslocam para grandes altitudes podem ter contagens de reticulócitos aumentadas enquanto o corpo se adapta ao baixo teor de oxigênio dessas regiões. Fumantes também podem apresentar hemácias e reticulócitos aumentados.

É possível que a contagem de reticulócitos aumente durante a gravidez. Recém-nascidos têm uma percentagem maior de reticulócitos, que diminui para níveis normais em algumas semanas.

O método tradicional de contagem de reticulócitos é manual, em que eles são contados ao microscópio em lâminas preparadas com uma coloração especial. Isso está sendo substituído por métodos automatizados, que permitem contar um grande número de células, o que aumenta a precisão do resultado.

A contagem de reticulócitos pode ser feita no mesmo tipo de sangue da contagem de hemácias ou do hemograma?

Sim. Se for detectada anemia durante um exame de rotina, o médico pode pedir outros (incluindo reticulócitos) no mesmo tubo de sangue, desde que sejam feitos no mesmo dia da colheita.

R$ 16,50
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Há mais 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.

Social
Selos
  • Site Seguro

Cepac Medicina Laboratorial - CNPJ: 22.231.047/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail