O que é?
O potássio é um eletrólito presente em grande quantidade dentro das células do corpo. Alterações na quantidade de potássio no sangue podem prejudicar a contração dos músculos, os batimentos do coração e o funcionamento do sistema nervoso.
O potássio está presente nos alimentos, principalmente os de origem vegetal, como banana, maracujá e tomate. Os rins filtram o potássio do sangue e eliminam na urina.
Por que fazer esse exame?
O potássio pode estar alterado por diversos motivos, como doenças dos rins e endócrinas. Essas alterações podem causar problemas desde cãibras até arritmias cardíacas, que são batimentos do coração fora do ritmo normal. Por isso, a dosagem de potássio é muito importante em praticantes de atividade física.
Esse exame também é indicado para idosos, uma vez que as doenças dos rins são mais comuns nessa faixa etária.
Como me preparar para esse exame?
Informe no momento da coleta os medicamentos que você faz uso, pois alguns remédios podem interferir no resultado do exame, principalmente diuréticos.
Como esse exame é feito?
Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado, para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises.
Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo, que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.
Quais são os resultados possíveis?
Resultados menores que 3,5 mEq/L são considerados baixos. Isso pode ser causado por baixa ingestão de potássio na alimentação, uso de diuréticos, diarreia, vômitos, doenças endócrinas e renais.
Níveis de potássio entre 3,5 mEq/L e 5,1 mEq/L estão dentro da faixa normal.
Resultados maiores que 5,1 mEq/L são altos. Isso pode ser causado por doença nos rins, doenças endócrinas e medicamentos como antiinflamatórios e diuréticos.
Mesmo pequenas alterações nos níveis de potássio podem prejudicar o funcionamento do coração. Sendo assim, tanto resultados altos quanto baixos precisam de acompanhamento médico.
Há mais 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.