PARATORMONIO - PTH INTACTO (MOLECULA INTEIRA)

Código: FUN8JG8MC
R$ 34,10
Comprar Estoque: Disponível
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Como o exame é usado?

O PTH intacto é o teste de hormônio da paratireoide pedido com mais frequência. É realizado para ajudar a diagnosticar o motivo de um nível de cálcio aumentado ou dimunuído, e para ajudar a diferenciar entre causas relacionadas à paratireoide e não relacionadas à ela. Também pode ser feito para monitorar a eficácia do tratamento quando o paciente tem uma condição relacionada à paratireoide. Um teste de cálcio é quase sempre solicitado junto com um de PTH. Não são apenas os níveis no sangue que são importantes, mas o equilíbrio entre eles e a resposta das glândulas paratireoides aos níveis variáveis de cálcio. Geralmente, a preocupação é com os graves desequilíbrios na regulação do cálcio que necessitam de intervenção médica ou com os desequilíbrios persistentes que indicam um problema subjacente.

Os níveis de PTH podem ser utilizados para monitorar pessoas que apresentam condições ou doenças que levam a desequilíbrios crônicos no cálcio ou para monitorar aqueles que se submetem a uma cirurgia ou outro tratamento para tumores nas paratireoides.

Quando o exame é pedido?

Um teste de PTH pode ser solicitado quando um teste de cálcio é anormal. Ele pode ser feito quando a pessoa apresenta sintomas associados à hipercalcemia, como:

  • Fadiga.

  • Náuseas.

  • Dor abdominal.

  • Sede.

O PTH também pode ser pedido quando a pessoa apresenta sintomas associados à hipocalcemia, como:

  • Dor abdominal.

  • Cãimbras musculares.

  • Formigamento nos dedos.

O médico pode pedir o PTH, junto com o cálcio, periodicamente, quando a pessoa foi tratada para doenças ou condições que afetam a regulação do cálcio (como a remoção de um tumor da paratireoide) ou quando apresenta uma condição crônica, como uma  doença renal.

Algumas vezes, pode ser feito um teste de PTH intraoperatório quando o paciente que apresenta hiperparatireoidismo é submetido à cirurgia para remover um tecido anormal da paratireoide.

O que significa o resultado do exame?

O médico irá avaliar os resultados do cálcio  e do PTH em conjunto para determinar se os níveis são adequados e se estão no equilíbrio correto. Se ambos os níveis são normais, é provável que o sistema de regulação do cálcio no corpo esteja funcionando adequadamente.

Níveis baixos de PTH podem ser resultado de condições que causam hipercalcemia ou devido a uma anormalidade na produção de PTH que causa hipoparatireoidismo. Excesso de secreção desse hormônio pode ser consequência de hiperparatireoidismo que,  com mais frequência, é provocado por um tumor benigno da paratireoide.

A tabela abaixo resume os possíveis resultados:

Cálcio

PTH

Interpretação

Normal

Normal

Sistema de regulação do cálcio funcionando bem.

Baixo

Alto

PTH está respondendo corretamente. Podem ser realizados outros testes para investigar a hipocalcemia.

Baixo

Normal/Baixo

PTH não está respondendo corretamente. Provavelmente tem hipoparatireoidismo.

Alto

Alto

Glândula paratireoide produzindo PTH em excesso. Realizar exames de imagem para verificar hiperparatireoidismo.

Alto

Baixo

PTH está respondendo corretamente. Realizar outros testes para investigar razões não relacionadas à paratireoide para a elevação do cálcio.

Relação Calcio - PTH

  • Se os níveis de cálcio são baixos e os de PTH são elevados, as glândulas paratireoides estão respondendo como devem e estão produzindo quantidades adequadas de PTH. Dependendo do grau de hipocalcemia, o médico pode investigar ainda mais dosando os níveis de Vitamina D, fósforo e magnésio.

  • Se os níveis de cálcio são baixos e os de PTH são normais ou diminuidos,o PTH não está respondendo e a pessoa provavelmente tem um hipoparatireoidismo. O hipoparatireoidismo é uma insuficiência das glândulas paratireoides para produzir PTH em quantidade suficiente. Pode ser provocado por várias condições, ser persistente, progressivo ou transitório. As causas incluem um distúrbio autoimune, uma lesão ou remoção da paratireoide durante a cirurgia, uma condição genética e doenças graves. A pessoa geralmente apresenta níveis baixos de PTH e de cálcio e níveis altos de fósforo.

  • Se os níveis de cálcio e de PTH são elevados, as glândulas paratireoides estão produzindo quantidades inadequadas de PTH. O médico pode solicitar radiografias ou outros exames de imagem para ajudar a determinar a causa e avaliar a gravidade do hiperparatireoidismo. O hiperparatireoidismo é um grupo de condições caracterizado por uma superprodução de PTH pelas glândulas paratireoides. Divide-se em hiperparatireoidismo primário, secundário e terciário. O primário geralmente é provocado por um tumor da paratireoide (quase sempre benigno) que secreta PTH sem um controle de feedback. Isso coloca o PTH constantemente na posição  “ligado”, onde ele pode provocar hipercalcemia e formação de pedras nos rins, depósito de cálcio nos órgãos e descalcificação dos ossos. No hiperparatireoidismo primário, a pessoa geralmente tem níveis de cálcio e de PTH elevados, enquanto que os de fósforo são baixos.
    O hiperparatireoidismo secundário é geralmente resultado de insuficiência renal. Em pessoas com doença ou insuficiência renal, o fósforo pode não ser excretado eficientemente, interrompendo o seu equilíbrio com o cálcio. A doença renal também pode tornar o paciente incapaz de produzir a forma ativa de Vitamina D, o que significa que ele será incapaz de absorver o cálcio adequadamente da dieta. À medida que os níveis de fósforo sobem e os de cálcio descem, o PTH é secretado. O hiperparatireoidismo secundário também pode ser resultado de qualquer outra condição que leve a um cálcio baixo, como a má absorção de cálcio devido à doença intestinal e deficiência de Vitamina D. No hiperparatireoidismo secundário, a pessoa geralmente terá níveis de PTH elevados e de cálcio baixo ou normais.
    Algumas vezes, quem tem hiperparatireoidismo secundário crônico desenvolve um cálcio sérico elevado e, ainda assim, mantem um PTH elevado. Algumas vezes, esta condição é chamada de hiperparatireoidismo terciário.

  • Se os níveis de cálcio são elevados e os de PTH são baixos, as glândulas paratireoides estão respondendo adequadamente, mas o médico provavelmente irá realizar mais investigações para verificar as causa não relacionadas as paratireoides para o cálcio elevado.

Há mais alguma coisa que eu devo saber?

Como há muitos fragmentos de PTH, os testes para este hormônio podem medir um ou mais fragmentos. Nenhum dos ensaios para PTH intacto mede o PTH (35-84), que é, na verdade, o fragmento de PTH presente em maior quantidade no sangue. Muitos exames de PTH intacto também medem o PTH (7-84). Na maioria das pessoas, esse fragmento está presente em quantidades muito menores do que o PTH (1-84), portanto, isso não é um problema. Na insuficiência renal (quadro comum para medir os níveis desse hormônio), os níveis de PTH (7-84) aumentam em comparação aos de  PTH (1-84). Algumas vezes, mais da metade do que é medido como PTH representa esse fragmento truncado N-terminal. Alguns testes de PTH intacto não medem esse fragmento e fornecerão resultados mais baixos desse hormônio quando o PTH (7-84) aumentado estiver presente.

Os níveis de PTH variam durante o dia, com um pico por volta das 2 horas da manhã. As amostras geralmente são colhidas às 8 horas da manhã. Medicamentos que podem aumentar os níveis de PTH incluem fosfatos, anticonvulsantes, esteroides, isoniazida, lítio e rifampicina.

Posso ter um nível de PTH anormal, mas não apresentar sintomas?

Sim. Se o nível de cálcio se altera gradualmente, você pode não perceber qualquer sintoma. Neste caso, o desequilíbrio provavelmente será detectado por um nível anormal de cálcio durante um checkup de rotina. E, em seguida, verificando o seu nível de PTH.

R$ 34,10
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Há mais 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.

Social
Selos
  • Site Seguro

Cepac Medicina Laboratorial - CNPJ: 22.231.047/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail