HEMOSSEDIMENTAÇÃO

Código: HQY3AQYYW
R$ 11,00
Comprar Estoque: Disponível
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Como o exame é usado?

A velocidade de hemossedimentação (VHS ou sed taxa) é um teste relativamente simples, de baixo custo e não específico, que tem sido utilizado há muitos anos no auxílio da detecção de inflamação associada a doenças/estados clínicos, incluindo infecções, cânceres e doenças autoimunes.

É um teste não específico porque um resultado elevado, muitas vezes indica a presença de inflamação, mas não diz ao médico exatamente onde ela está localizada no organismo, ou o que a está causando. A VHS pode ser afetada por outras doenças/estados clínicos além da inflamação. Por esta razão, a VHS é normalmente utilizada em conjunto com outros testes, como a Proteína C-reativa.

A VHS é usada para auxiliar no diagnóstico de certas doenças inflamatória específicas, arterite temporal, vasculites sistêmicas e polimialgia reumática. Um teste de VHS significativamente elevado é um dos principais resultados utilizados para apoiar o diagnóstico.

Este exame também pode ser usado para monitorar a atividade da doença e a resposta à terapêutica, em ambas as doenças acima referidas, bem como algumas outras, incluindo lúpus sistêmico eritematoso (LSE).

Quando o exame é pedido?

A VHS pode ser solicitada quando há suspeita de uma doença/estado clínico provocar inflamação em alguma parte do organismo. Existem diversas doenças/estados clínicos inflamatórios que podem ser detectados por este teste. Por exemplo, pode ser solicitado quando há suspeita que a artrite esteja causando inflamação e dor nas articulações ou que sintomas digestivos são causados por doença inflamatória intestinal.

O médico pode solicitar a VHS quando o indivíduo apresenta sintomas que sugerem polimialgia reumática, vasculites sistêmicas ou arterite temporal, como dores de cabeça, dores no pescoço ou no ombro, dor pélvica, anemia, falta de apetite, perda de peso inexplicada e rigidez articular. Também pode ser pedida periodicamente para auxiliar no acompanhamento da evolução dessas doenças.

O médico pode querer repetir a VHS antes de realizar uma extensa pesquisa a procura de doença.

O que significa o resultado do exame?

O resultado da VHS é apresentado em milímetros de fluído claro (plasma) presente na porção superior do tubo, após uma hora (mm/hr).

Uma vez que a VHS é um marcador de inflamação não específico e é afetado por outros fatores, os resultados devem ser usados em conjunto com outros achados clínicos, histórico de saúde do indivíduo e resultados de outros testes laboratoriais. Se a VHS e os achados clínicos coincidirem, o médico pode ser capaz de confirmar ou descartar a suspeita diagnóstica.

A VHS isoladamente aumentada, sem quaisquer sintomas de alguma doença específica, geralmente não traz informações suficientes para a tomada de decisão médica. Além disso, o resultado normal não exclui inflamação ou doença.

Quando se apresenta moderadamente elevada ocorre com inflamação, mas também em anemia, infecção, gravidez e idade avançada.

A VHS muito elevada geralmente tem uma causa óbvia, como infecção grave, marcada por aumento de globulinas, polimialgia reumáticaou arterite temporal. O médico normalmente usará outros testes de acompanhamento, como as hemoculturas, dependendo dos sintomas do paciente. Indivíduos com mieloma múltiplo ou macroglobulinemia de Waldenström (tumores que produzem grande quantidade de imunoglobulinas), normalmente apresentam VHS bastante elevada, mesmo se não houver inflamação.

Durante o acompanhamento da doença/estado clínico ao longo do tempo, a elevação das VHS pode indicar aumento da inflamação ou uma resposta fraca à terapia. A VHS normal ou decrescente pode indicar resposta adequada ao tratamento.

Há mais alguma coisa que eu devo saber?

A VHS baixa pode ser observada em doenças/estados clínicos que inibem a sedimentação normal de glóbulos vermelhos, como aumento na contagem de células vermelhas (policetemia), significativo aumento de contagem de células brancas (leucocitose) e algumas anomalias proteicas. Algumas alterações na forma das células vermelhas (como as células falciformes em anemia falciforme) também diminuem a VHS.

Tanto a VHS quanto a proteína C-reativa (PCR) são marcadoras de inflamação. Geralmente, a VHS não se altera tão rapidamente quanto a PCR, seja no início da inflamação ou em sua resolução. A PCR não é afetada por tantos outros fatores quanto a VHS, e por isso é um marcador melhor de inflamação. No entanto, como o VHS é um teste de fácil execução, muitos médicos ainda o utilizam como exame inicial, quando acreditam que o paciente apresenta inflamação.

Se a VHS estiver aumentada, normalmente é devido a dois tipos de proteínas: globulinas ou fibrinogênio. Dependendo da história médica do paciente, sinais, sintomas e as suspeitas do médico em relação à causa, ele poderá avaliar o nível de fibrinogênio (uma proteína de coagulação que é um outro marcador de inflamação) e eletroforese das proteínas séricas, para determinar qual dessas (ou ambas) estão provocando a elevação da VHS.

Mulheres tendem a ter VHS mais elevada. Menstruação e gravidez podem provocar aumentos temporários.

Em pediatria, o teste para VHS é utilizado para diagnóstico e acompanhamento de crianças com artrite reumatóide ou doença de Kawasaki.

Medicações como dextrano, metildopa, contraceptivos orais, penicillamina procainamida, teofilina e vitamina A podem aumentar a VHS, enquanto a aspirina, cortisona e quinina podem diminuí-la.

Há um teste rápido comercial disponível que realiza a VHS em 4 minutos por método de centrífugação. Ele está sendo utilizado mais amplamente para diminuir o tempo de espera para os pacientes, especialmente nos serviços de emergência.

Todas as pessoas deveriam realizar o VHS?

Não. O VHS não é um teste específico — ele não indica qualquer doença/estado clínico — e pode ser afetado por diversos fatores, diferentes da inflamação. Assim, não é recomendável para uso em triagem de indivíduos sem sintomas ou em pessoas aparentemente saudáveis.

R$ 11,00
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Há mais 30 anos, o Cepac Medicina Laboratorial atua em parceria com a população, oferecendo exames ágeis, seguros e de qualidade.

Social
Selos
  • Site Seguro

Cepac Medicina Laboratorial - CNPJ: 22.231.047/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail